top of page
Site---Capa-Troca-de-ISÉ56.png

.

LABORATÓRIO ISÉ

.

Início

"Laboratório de Estudos Africanos integrado às atividades e à Terapia Ocupacional - Isé"

.
.

Redes sociais:

  • Instagram

@laboratorioise

  • Facebook

laboratorioise

.

.

.

.

.

.

.

.

Sobre
Intercalações.png

SOBRE

LABORATÓRIO ISÉ
​
O Laboratório de Estudos Africanos integrado às atividades e à Terapia Ocupacional - Isé (Lab-Isé), é o primeiro Laboratório do Departamento de Terapia Ocupacional e da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro que se dedica, especificamente, aos estudos relacionados às atividades nas perspectivas africanas e/ou afro-brasileiras. Tem o objetivo de ampliar o repertório das atividades, de forma qualitativa e quantitativa, dentro de uma visão direcionada à cultura africana, buscando processos de anulação do "embranquecimento" das atividades voltadas para pessoas negras, com e sem deficiência, em diferentes contextos, como na clínica,  na educação e na cultura. O Lab-Isé visa, sobretudo, possibilitar processos de subjetivação afrorreferenciados ao povo preto, a partir destas atividades (COSTA et al., 2020). Deseja maiores informações sobre o Lab-Isé? Acesse o link do artigo abaixo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/36913
.
.

.

.

.

.

.

.

.

.

NOSSA LOGO
​
Isé é uma palavra da língua Yorùbá (BENISTE, 2010), que tem origem na raiz do verbo “se”, e com significado próximo ao que conhecemos como a ação de “fazer”. Sendo assim, Isé pode ser traduzido por atividade, ocupação ou trabalho, termos presentes no campo de estudo, produção de conhecimento e prática da Terapia Ocupacional.
​
Ainda no caminho para a descentralização de perspectivas ocidentais, a logo do laboratório é representado por uma espada, um eruexin e um chifre de búfalo, respectivamente, tecnologias de Oya-Iansã. Oya é um orixá presente na espiritualidade dos povos Yorùbá, ela é responsável pela energia transformadora da realidade que destrói e constrói a todo momento. Nesse sentido, o Lab-Isé nasceu com a proposta de conceber campos de estudo, produções de conhecimentos e práticas afrorreferenciadas na Terapia Ocupacional, do mesmo modo que o ase de Oya transforma apresentando novas possibilidades.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Logo sem fundo com cor.png
l.png

- ESPADA 

k.png

- ERUEXIN

j.png

- CHIFRE DE BÚFALO

Ensino
Intercalações.png

ENSINO

DISCIPLINAS OPTATIVAS
​
Têm como objetivo principal, incluir no currículo do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional  da UFRJ, epistemologias e vivências afrorreferenciadas, centralizando o sujeito negro na formação do terapeuta ocupacional, buscando, sobretudo, visibilizar modos de pensar, sentir e agir da população negra. Objetiva também incitar ações eticamente antiracistas, destituindo os racismos individuais, estruturais e/ou institucionais (ALMEIDA, 2018) ainda presentes nas universidades, e consequentemente, nas práticas profissionais. Se propõe aos estudos de epistemologias negras e experimentações de atividades orientadas pelas culturas africanas e/ou afro-brasileiras.
2.jpg
ATIVIDADES, AFROCENTRICIDADE, NEGRITUDE E TERAPIA OCUPACIONAL - AAFroNTO
D4E591E0-81DB-47D0-86AC-A080BEDCB805.jpe
LABORATÓRIO DE ATIVIDADES AFROCÊNTRICAS LAB - AFRO
Intercalações.png

PESQUISA

.
.
Pesquisa
PESQUISA ISÉ
​
Criar o conceito de atividade afrorreferenciada, a partir da legitimidade da população negra, e promover o seu uso voltado papa pessoas negras, com e sem deficiência, em diferentes contextos, tais como Clínica, Cultura e Educação. A justificativa se pauta no fato de que historicamente os processos de formação de práticas profissionais e de produção de conhecimento científico não priorizam epistemologias, saberes e fazeres ancestrais negros como parte constituinte desses processos, portanto, negligenciam direitos, singularidades e necessidades inerentes as pessoas negras.
EIXO CLÍNICA
 
O eixo da clínica tem por objetivo construir o conceito de atividades afrorreferenciadas, a partir da legitimação feita pela população negra e de profissionais, dos mais diversos campos de conhecimento, interessados nos estudos destas atividade e evidenciar os impactos que as atividades afrorreferenciadas podem ter, nos processos de subjetivação, do povo preto. O campo de pesquisa (ou imersão) escolhido foi o projeto de extensão Troca de Isé.” 

.

.

EIXO EDUCAÇÃO
 
O Eixo Educação destina-se a cartografar a presença ou ausência das questões étnico-raciais dentro dos currículos de Graduação em Terapia Ocupacional das instituições de ensino superior públicas do Brasil e suas produções científicas. Evidenciando a importância dos Terapeutas Ocupacionais acessarem durante o processo de formação as atividades e epistemologias pretas que são inerentes a produção de vida e demandas da população negra com ou sem deficiência.
EIXO AFRO-ACESSIBILIDADE CULTURAL
 
A Afro - Acessibilidade Cultural, pretende impulsionar propostas de acessibilidade cultural dentro de uma perspectiva africana e afro-brasileira, pois entende que as barreiras urbanas, arquitetônicas, comunicacionais e atitudinais limitam o acesso às pessoas com deficiência, mas que estas não são as únicas já que no contexto da cultura preta há uma nova barreira que se apresenta: a barreira histórico-cultural preta.
Intercalações.png

EXTENSÃO

Extensão
TROCA DE ISÉ
 
Projeto de extensão vinculado ao Laboratório de Estudos africanos integrados às Atividades e à Terapia Ocupacional (Lab-Isé) - UFRJ que desenvolve encontros realizados na modalidade à distância. As ações surgiram no período da pandemia da COVID-19, ao identificar a necessidade de criar estratégias de promoção do auto cuidado e de aprimoramento profissional para a população negra. Os encontros visam promover a troca de atividades africanas e afrobrasileiras, por meio de experimentações práticas e teóricas, exclusivamente coordenados por pessoas negras. O objetivo é favorecer a reconexão da população negra, com e sem deficiência, aos seus saberes e fazeres ancestrais pretos. Nossas trocas acontecerão uma vez na semana, as sextas - feiras, através da plataforma Google Meet. São direcionadas à população negra, com e sem deficiência, e a pessoas não negras com interesse nos estudos das atividades africanas e afrobrasileiras.

.

.

.
.
Logo---Troca-de-ISÉ-2.png

EDIÇÕES:

Arquivo-editável---Mídias-Digitais-novo2
106025141_600172070877887_23419532678025

MÓDULO 1

120738804_674839740077786_46820060276337

ALIMENTAÇÃO, ATIVIDADE E POPULAÇÃO NEGRA

Arquivo-editável---Mídias-Digitais-novo2

REEDIÇÃO DO MÓDULO 1

125486448_713329952895431_59869158907750

MÓDULO III TROCA DE ISÉ

.

​

.

​

PROJETOS

perfil_inta_face_ia.jpg

IDENTIDADES ABERTAS

Identidades Abertas é um projeto de extensão em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) do Rio de Janeiro que visa desenvolver oficinas de criação e de experimentação de atividades culturais afro-brasileiras voltadas para crianças e adolescentes com e sem deficiência, destinadas, especialmente, para o público negro. Tal proposta parte da compreensão de que a população negra vive constantemente vivências de desvalorização dos seus modos de sentir, agir e existir, sendo vulnerabilizados por uma sociedade hegemonicamente centrada em valores euro-branco-ocidentais, produzindo episódios de genocídios de todas as ordens, ontológicos, corporais, espirituais e epistemológicos. Frente a esse contexto, esse projeto, no mês da Consciência Negra em 2018, passou a implementar ações de acessibilidade cultural no Museu da História e da Cultura Afro-brasileira -MUHCAB, afirmando a importância de também oferecer acessibilidade à cultura afro-brasileira para pessoas negras com e sem deficiência, buscando, desta forma, instigar a participação social desta população  aos equipamentos culturais afro-diaspóricos da cidade do Rio de Janeiro, como exercício pleno de cidadania.

EVENTOS

1.jpg

ENCONTRO DE ANTROPOLOGIA E TERAPIA OCUPACIOAL

Evento de extensão, integrado a disciplina de Antropologia e TO, que se propõe a produzir espaços de discussão entre a comunidade interna da UFRJ e a sociedade civil, por meio de temáticas trabalhadas na disciplina de Terapia Ocupacional, Antropologia e Sociologia. O evento visa promover debates sobre os processos de violação dos direitos humanos que afetam sujeitos, e coletivos, historicamente marginalizados pela hegemônica perspectiva euro-branco-ocidental que estrutura a sociedade brasileira.
126901673_1469625029914800_3451071320137

EVENTO DE INAUGURAÇÃO DA LINHA AAAFroNTO

Evento de extensão, integrado a Linha de Pesquisa do Grupo Atividades Humanas e Terapia Ocupacional, cadastrado no CNPq. A nova linha recebe o nome de Atividades Afrorreferenciadas, Afroacessibilidade Cultural, Negritudes e Terapia Ocupacional - AAAfroNTO e se dedica aos estudos de atividades afrorreferenciadas. Mais especificamente, atividades e epistemes ligadas às culturas africanas e/ou afro-brasileiras, saberes e fazeres ancestrais negros, com intuito de colocá-las como centro das diferentes ações em Terapia Ocupacional. 
Equipe
Intercalações.png

EQUIPE

FUNDADORAS

.

.

20200129_100125.jpg

MARCIA DA COSTA 

Marcia, mulher negra, professora, pesquisadora e coordenadora do Lab-Isé / UFRJ.

FB_IMG_1599055293649.jpg

ANNA CAROLINA SANTOS

Anna, mulher negra, graduanda em Terapia Ocupacional pela UFRJ, co-fundadora de honra do Laboratório Isé. Estudante de iniciação científica da pesquisa Isé / Lab-Isé / UFRJ. 

.

.

.

.

.

.

VICE- COORDENADORA

EXTENSÃO

WhatsApp Image 2020-10-08 at 10.39.47.jp

ANNA CAROLINA TOJAL

Carolina, mulher negra, nutricionista - Servidora pública da UFRJ e vice coordenadora do projeto de extensão Troca de Isé / Lab-Isé / UFRJ.

.

.

.

.

EQUIPE DO LABORATÓRIO

Screenshot_20200527-205549.png

DOMENICA DOS REIS ALMEIDA

Domenica, mulher negra, Terapeuta Ocupacional formada pela UNIFESP, profissional de iniciação científica voluntária da pesquisa Isé / Lab-Isé / UFRJ. 

.

.

.

.

IMG_1570.jpg

SARAH RODRIGUES FREIRE

Sarah, mulher negra, graduanda em Terapia Ocupacional pela UFRJ, estudante de iniciação científica da pesquisa Isé/ Lab - Isé / UFRJ.

.

.

.

.

IMG-20181225-WA0033.jpg

THALYNE DE SÁ DA SILVA

Thalyne, mulher negra, graduanda em Terapia Ocupacional pelo IFRJ,  extensionista do projeto de extensão Troca de Isé / Lab-Isé / UFRJ.

IMG_20190825_172452_419.jpg

JANETTE HOMEM

Janette, mulher negra, graduanda em Terapia Ocupacional pelo IFRJ, extensionista do projeto de extensão Troca de Isé / Lab-Isé / UFRJ.

.

.

.

.

.

.

.

.

IMG_20190814_010613_663.jpg

JEAN VITAL DE SOUZA

Jean, homem negro, graduando em História da Arte pela UFRJ, estudante de iniciação científica da pesquisa Isé/ Lab-Isé / UFRJ.

.

.

.

.

Intercalações.png

PARCERIAS

Parcerias

OPAXORÔ AFROACESSIBILIDADE CULTURAL

​

Opaxorô é uma organização de pessoas negras envolvidas com experiências de Afroacessibilidade Cultural, conceito criado pela especialista em Acessibilidade Cultural da UFRJ, Juli da Costa, em 2019. A Afroacessibilidade Cultural visa garantir o acesso das pessoas negras com deficiência às culturas africanas e afro-brasileiras, por meio de recursos de tecnologia assistiva. 

OPARAXO_LOGO.png
Intercalações.png

CONTATO

LABORATÓRIO ISÉ
Contato
.
.

SUA MENSAGEM FOI RECEBIDA !

Logo sem fundo transparente.png
bottom of page